Rescaldo: Maratona BTT 100 Trilhos (Castro Verde)

Mais um domingo, mais um evento ao qual a nossa secção disse “presente”! A missa deste domingo foi nos campos de Castro Verde e o pároco da freguesia o clube BTT 100 Trilhos. Aliado a um dia com algum calor, paisagens dignas de maravilhosas fotos, estavam reunidas condições para mais uma manhã bem passada.

Chegado ao local a azáfama era evidente entre a organização que fazia de tudo para dar os “bons dias” aos atletas que chegavam. Entre caras conhecidas (e outras nem tanto) os minutos iam passando, as bikes iam ficando afinadas para a partida e os atletas aglomeravam-se na linha de partida. O speaker ia debitando informações úteis sobre os percursos. Chegado o momento da partida, soou o “apito inicial” e os cerca de 260 atletas partiram para que, depois de algumas horas, concluírem os seus objectivos pessoais e/ou colectivos.

Continue reading

Causa “Volta a Portugal pela Segurança dos Ciclistas” em Mértola

No passado dia 21 de Agosto 2018, recebemos em Mértola, o professor António Girão, uma pessoa com um currículo invejável no mundo do desporto, dedicando-se também, de corpo e alma, a causas solidárias.

Para o presente ano, António Girão, está a dar a volta a Portugal a pedalar numa ação solidária designada por “Volta a Portugal pela Segurança dos ciclistas”, terminando a sua quinta etapa em Mértola (partira no mesmo dia de Évora). Esta acção tem o seu foco em chamar a atenção, sensibilizar, não só o ciclista, mas sobretudo ao automobilista para os ciclistas e/ou uso da bicicleta como meio de transporte. Em cima de uma bicicleta está uma vida humana, um pai, um tio, um filho que, recorrendo à bicicleta, tornam a sua vida mais saudável. À noite houve forças para uma conversa entre o informal e a “palestra”, onde foi explicado o porquê desta volta, o porquê do uso da bicicleta, chamar a atenção nas estrada para quando se encontra um ciclista, e ainda algumas (his/es)tórias de causas solidárias anteriores que em muito contribuíram para um serão diferente daquilo que estamos habituados.

Quanto a si amigo Girão, muito obrigado pelas suas palavras de alerta, de incentivo, ficando a aguardar uma nova visita com mais tempo para puder desfrutar de todo o nosso património (paisagístico, cultural e gastronómico). Bem haja e até já!

Agradecimentos

Findo todos os trabalhos relacionados com o término da prova, chegou a hora de descansar mas sem antes fazer os agradecimentos às entidades que, de forma directa (ou indirecta) colaboraram connosco e tornaram possível realizar este evento.

Antes de tudo, um grande obrigado a todos os atletas que se deslocaram no passado domingo (8 julho) até Mértola para participar nesta primeira edição do “Entre o Rio e a Serra”, pois foi para eles que nós trabalhamos e tentamos proporcionar um domingo diferente, um domingo onde se reuniram amigos numa verdadeira festa e convívio ao BTT.

Seguidamente, queremos agradecer ao Clube de Futebol Guadiana que sempre nos apoiou e icentivava de forma a nunca baixarmos os braços. Ainda dentro do clube à equipa de futebol sénior, secção de trail e demais elementos que constituem o núcleo do clube. À Câmara Municipal de Mértola não só pela cedência de equipamentos, como também de técnicos que nos ajudaram não só na preparação como no próprio dia. Às juntas de Freguesia de Mertola, Santana de Cambas, Corte do Pinto e Casa do Guizo pela colaboração no terreno e pontos de abastecimentos. Às restantes Juntas de Freguesia (Espírito Santos, Alcaria Ruiva, S. João dos Caldeireiros e União de Freguesias – S. Sebastião dos Carros, S. Pedro de Sólis e S. Miguel do Pinheiro) pelo apoio na divulgação.

Não menos importante que as entidades anteriormente mencionadas, um agradecimento também gigante ao Centro de Paralisia Cerebral de Beja pelo convite e confiança depositada em nós em querer ver o nosso evento no calendário da Taça de Maratona por eles organizado, à Casa Amarela, Fernando Lampreia, Pão de Açúcar, Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Moreanes, Centro Recreativo e Cultural dos Picoitos, Raposo & Luzia, Bar Lancelote, Meu Super – Mértola, Intermarché – Castro Verde pela oferta de embalagens de água que em muito foram solicitadas pelos atletas. Agradecemos também a uma ajuda preciosa no terreno, o Moto Clube de Mértola – Falcões das Muralhas. Para que o evento ficasse tanto na memória de quem cá veio participar e/ou ver quer em formato digital, um obrigado aos fotógrafos de serviço, à Carina Sousa, Ana Horta, Sandra Conceição e à BTT-TV – Nuno Amaral e Tobias.

Um obrigado também à GNR que nos ajudou, não só nos cortes das vias como também nalguns cruzamentos de estradas, aos Bombeiros Voluntários de Mértola pelo apoio prestado e ao Agrupamento de Escolas de Mértola. Pela informação e sugestões, obrigado à Federação Portuguesa de Ciclismo, Beja Bike Store e Bikezone de Castro Verde.

Material encontrado

Bom dia.

Foram encontrados no estacionamento perto da meta do evento “I BTT Entre o Rio e a Serra”, que ocorreu no passado dia 8 de Julho, em Mértola, dois eixos de rodas e uma chave sextavada.

Queremos entregar ao respectivo dono.

Decorrem os trabalhos para a I Maratona

Estão a decorrer os trabalhos de preparação para a nossa I maratona BTT, quer a nível logístico, quer a nível do terreno. Algum trabalho demora algum tempo, mas queremos deixar tudo pronto para proporcionar um dia de grandes pedaladas, convívio e sobretudo, diversão entre os atletas.

Brevemente iremos disponibilizar os tracks, altimetria dos percursos. Foi enviado para cada atleta inscrito um roadbook (que poderá encontrar aqui no site) com as informações referentes ao evento (estacionamentos, partidas, banhos, etc).

Esperemos vê-lo já no próximo dia 8.